Liderança Servil: Paradoxo ou Realidade?
A definição contemporânea de liderança baseia-se em um modelo formal que praticamente elimina qualquer tendência ao serviço. Neste modelo o ato de servir chega a ser entendido como um sintoma de fraqueza ou de perda e poder do líder. Liderança e serviço constituiriam, à primeira vista, um contra-senso. “Não se pode servir e liderar ao mesmo tempo”, diriam alguns.
Esse aparente paradoxo é o tema de discussão deste livro. O autor, Gene Wilkes, não apenas contesta a posição daqueles que vêem uma contradição entre liderança e serviço como afirma que eles são conciliáveis e que sua união - que ele denomina liderança servil - representa a base de atuação do verdadeiro líder.
Em O último degrau da liderança, Wilkes constrói sua tese fundamentando-se em sete princípios de liderança, desenvolvidos por ele após profundo e cuidadoso estudo da metodologia e do desempenho daquele que hoje é considerado o maior líder de todos os tempos:
Jesus.
Em um ambiente altamente competitivo e de acelerado desenvolvimento tecnológico, a sociedade empresarial deste terceiro milênio vem-se empenhando em desenvolver métodos de liderança e técnicas administrativas que lhe permitam estabelecer, manter ou incrementar sua participação em um mercado cada vez mais dinâmico e criativo.
Destacar-se no mundo dos negócios tem representado um desafio cada vez mais complexo. A visão globalizante e de crescente excelência na produção e distribuição de produtos tem levado executivos de todo o mundo a um frenético ritmo de reciclagem profissional e de otimização de recursos.
Sensível a essa visão empresarial, Gene Wilkes, conferencista e professor na área de liderança, foi pesquisar o segredo das técnicas do maior líder que já existiu: Jesus Cristo. A metodologia desse humilde carpinteiro tem sido objeto de estudo de especialistas na área de negócios e tem constituído tema de seminários e livros especializados no assunto.
O último degrau da liderança apresenta o resultado do estudo de Wilkes. “A principal lição que aprendi de Jesus sobre a liderança foi que ele ensinou e personificou a liderança como serviço. (…) Ele jamais serviu a si mesmo (…), tudo o que fazia estava a serviço de sua missão.” A liderança de Jesus deixava claro seus propósitos e o motivo de sua vinda ao mundo. “Se Jesus era servo de sua missão, ele liderava com a visão de como as coisas seriam quando essa missão fosse completada.”
Após uma análise criteriosa das ações desse líder que viveu há mais de 2000 anos, o autor chegou a sete princípios de liderança, explanados e exemplificados individualmente em capítulos específicos.
Onde está o segredo de Jesus? O último degrau da liderança mostra como esse homem formou e liderou uma equipe de 12 homens simples e rudes, de modo que mais tarde fossem capazes de levar sua missão adiante: lançar as bases da maior transformação ideológica por que passou a humanidade.
Sobre o autor:
Gene Wilkes é norte-americano e conferencista na área de liderança. É bacharel em Letras pela Baylor University, no Texas, mestre em Teologia e doutor em Filosofia pelo Southwestern Baptist Theological Seminary, também no Texas. É autor de várias obras sobre liderança.

Nenhum comentário:
Postar um comentário