quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A escalada de um líder

Apenas alguns degraus separam você do topo. Mas cuidado para não pisar em falso.

O que você acha de tornar um exemplo de liderança que todos queiram seguir? Para isso, não basta ter talento e dominar técnicas. É preciso, também, assimilar valores e colocá-los em prática. Se o caminho para o sucesso pode ser comparado a uma escada, é bom lembrar que só alcança o patamar quem dá passos firmes em degraus sólidos.

A escalada de um líder fala exatamente disto: caráter. As melhores e mais consistentes lideranças só podem ser alcançadas se acompanhadas do cultivo de princípios éticos e morais, que se refletem não apenas no comando de uma empresa, um grupo ou uma organização, mas também nas relações familiares, no ambiente de fé e em todas as outras áreas da vida.

Neste livro surpreendente – recomendado por ninguém menos que o guru Ken Blanchard - , três especialistas da Leadership Catalyst, nos Estados Unidos, fazem uma analogia entre a trajetória do líder e uma escala. Usando exemplos práticos, alguns deles frutos de experiências pessois, Bill Thrall , Bruce McNicol e Ken McElrath mostram que, no caminho rumo ao topo, o risco de tropeçar é inversamente proporcional ao desenvolvimento do caráter.

***

“Em várias partes do mundo, os líderes de hoje parecem ter competência e carisma, mas são achados em falta na dimensão do caráter (…).
Já não podemos supor que o bom caráter venha com a liderança. Embora eu ache que uma crise esteja se formando no horizonte, ainda temos a oportunidade de voltar ao básico e vencer nossos problemas presentes.

“Esta é a razão de meu entusiasmo por A escalada de um líder. Neste livro, Bill Thrall , Bruce McNicol e Ken McElrath examinam o processo de desenvolvimento de caráter em nossos líderes, relacionamentos, comunidades e, o mais importante, em nós mesmos. Embora moldar o caráter possa vir a ser um processo penoso, este livro nos mostra as recompensas valiosas de relacionamentos comuns desenvolvendo-se em caracteres extraordinários durante uma vida (…)

“Recomendo o livro de Bill, Bruce e Ken porque ele mostra os princípios de liderança que podem ser aplicados por qualquer um que esteja em posição de influência. A escalada de um líder nos desafia a observar nossas prioridades pessoais – onde estamos atualmente – e nos capacita a seguir adiante no processo de desenvolvimento próprio e de outros.”


Ken Blanchard

Co-autor do livro O Gerente-minuto

***


Sobre os autores:

Bill Thrall trabalha como mentor de liderança para a Leadership Catalyst, uma organização sem fins lucrativos dedicada à mudança cultural através do treinamento de líderes em caráter, relacionamentos e influência. Fundou a igreja Open Door Fellowship, que liderou por três décadas.

Bruce McNicol
é o presidente da Leadership Catalyst e aplica grande experiência internacional e seus conhecimentos em direito financeiro, teologia e desenvolvimento de liderança. Por dez anos, foi presidente do Interest Associates, organização voltada para a viabilização de projetos.

Ken McElrath já foi diretor de marketing de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, ranqueada na Fortune 500. Participou do lançamento da Leadership Catalyst como diretor de marketing e desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário: